quinta-feira, 28 de julho de 2016

LISBOA, PORTUGAL_EUROPA

DÉCIMO NONO DIA - LISBOA
Dia seguinte, depois do agradável café da manhã, malas na porta do hotel, saindo para o aeroporto Leonardo Da Vinci (Fiumicino) e nos despedindo da guia Pilar e do motorista Sergio que nos acompanharam com profissionalismo, bom-senso e dedicação durante os dias que passamos juntos.Rumo a Lisboa, Portugal a bordo do voo TAP 831, dávamos adeus a Roma.
Nossa chegada foi tranquila e rapidamente estávamos acomodados no ônibus que nos levaria ao hotel. O trajeto até lá nos mostrou uma cidade clara, antiga e organizada. Lisboa nos recebia de braços abertos. 
 

Hotel Gran Vip – Room 616. 

Depois de colocar as malas no quarto, (saliento aqui, a gentileza do atendimento desse hotel. Um carregador, o único na viagem, retirou todas as malas da calçada e colocou-as no saguão do hotel. Agradeci muito e lhe dei uma gorjeta), juntei-me a um grupo que havia combinado uma caminhada e saímos para um passeio a pé pelas ruas do centro da cidade, sob os atenciosos comentários do Cesar Perrone.
Dois quarteirões adiante, vislumbramos a Praça de Touros. Certamente, um dos destinos mais incomuns para fazer compras, praça de alimentação e shopping subterrâneo no Campo Pequeno está sob a praça de touros da cidade, um marco de Lisboa e uma joia arquitetônica que remonta a 1892. Construído em estilo mourisco e caracterizada pela cebola-top cúpula, coroando sua torre, a arena atraente é também um local de concertos, repleta de teto retrátil, que pode acomodar 9.000 espectadores. 
Impossível não fotografar!!!
 

Ali mesmo descemos para embarcar no trem subterrâneo. Saímos no Rossio em pleno centro de Lisboa.




 A Praça Dom Pedro IV estava lotada de pessoas caminhando em todas as direções. Mal tive tempo para algumas fotos e já estávamos atravessando a sinaleira em direção à famosa Rua augusta. 

Um calçadão repleto de comércios ao longo do seu trajeto com pequenas mesas e cadeiras de restaurantes no meio. Muitas docerias provocantes desfilavam enquanto seguíamos até o final da rua.

O Arco da Rua Augusta é lindo, unindo dois prédios típicos de arquitetura portuguesa, lembrando muito o Brasil do tempo da monarquia. No centro do Arco está um relógio, funcionando e com o tempo certo. Eram 17:10 hs.

 
Passando sob o Arco, chegamos a imensa Praça do Comércio, mais conhecida como Terreiro do Paço, que é uma Praça da Baixa Lisboa, situada junto ao rio Tejo, na zona que foi o local do Palácio dos Reis de Portugal, durante cerca de dois séculos e que hoje está ocupada por ministérios e outros departamentos governamentais. 
É uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36.000 metros quarados. É considerado o “centro oficial da capital e do governo do país”. 



 
À beira do rio sentia-se o ar peculiar e gaivotas dançavam verdadeiros adágios riscando o azul da tarde. 
  
 
Nossos passos continuaram no caminho de volta até chegarmos ao Elevador de Santa Justa. O melhor modo de ir da Baixa até o Bairro Alto é por meio desse Elevador de estilo neogótico e que data de 1901. Registramos algumas fotos em meio ao burburinho dos transeuntes que subiam e desciam as escadarias de ferro. 


 

 

 
 
 

Fomos até o Shopping Center Colombo para conhecer. Muito bonito, grande e pleno de lojas com as mais famosas marcas mundiais. A abóboda é feita de vidros e ferro o que deixa a transparência do dia lançar luz e reflexos em seu interior. Muitas plantas e bancos espalhados por todos os corredores. 
Voltamos ao hotel para nos prepararmos para a noite. Iriamos assistir a um show de Fado com um jantar especial no Bairro Alto, no restaurante O Forcado
Dividimos o grupo em táxis com seis lugares em cada um. O trajeto mostrou o casario peculiar português encantando os nossos olhos. Ruas estreitas e muitas ladeiras.
 



  
A noite foi agradabilíssima! O jantar e o vinho deliciosos. O espetáculo de dança e canto foi excelente!
Saímos gratificados, encerrando a noite com muita alegria. 
O dia foi longo e proveitoso. Tratar de descansar, depois de refazer o ritual* de todas as noites porque amanhã terei mais passeios a fazer.

0 comentários:

Postar um comentário