sexta-feira, 22 de julho de 2016

ROMA (IX), ITÁLIA_EUROPA

DÉCIMO SÉTIMO DIA - Parte IV - MUSEU DO VATICANO II - ROMA IX

No interior da Capela Sistina não é permitido fotografar ou filmar. Comprei um calendário e um livro com fotos da Capela.
 
Seu poder e beleza são tão grandes que muitos se esquecem de apreciar as pinturas das paredes laterais, feitas por mestres como Ghirlandaio e Botticelli. Esse também é o lugar onde conclaves são reunidos para a eleição dos novos papas, mas, definitivamente, todos os olhos estão voltados para o minúsculo vazio entre os dedos letárgico de Adão e o indicador poderoso de Deus. Essa é uma imagem que nem as filas, nem a multidão conseguem fazer perder a magia.
A Capela Sistina é uma capela do Palácio Apostólico, residência oficial do papa. Foi erguida entre 1475 e 1483, durante o pontificado de Sisto IV. De arquitetura despretensiosa, a capela é, contudo, um relicário para um mundialmente famoso conjunto de afrescos, executados por Michelangelo no teto e na parede do altar, e mestres como Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Signorelli. pinturicchio, Piero di Cosimo e outros mais nas paredes laterais, representando diversas cenas bíblicas. A cena do Juízo Final, de Michelangelo, é um dos maiores marcos da arte maneirista e de toda a pintura ocidental.
Desde a Idade Média o papado foi acumulando um significativo acervo de obras de arte, algumas remontando ao Império Romano, que era mantido no Patriarcado de Latrão, a antiga residência papal. Entre as peças mais importantes estavam a Loba capitolina,  a Estátua equestre de Marco Aurélio  e fragmentos de duas estátuas colossais representando Constantino I mas nesse período não havia uma consciência museológica, a coleção não era sistematizada e não havia um programa de aquisições. Somente ao longo do Renascimento , quando surgiu um renovado interesse pela arte e cultura clássicas da Antiguidade, e os grandes aristocratas começaram a formar importantes coleções privadas de relíquias arqueológicas e objetos de arte antigos, é que a ideia moderna de museu começou a se formar. Acompanhando essa tendência, em 1503 o papa Júlio II criou um espaço no Vaticano, o Pátio do Belvedere, construído por Bramante, para receber parte de sua coleção pessoal e de algumas obras antigas importantes que haviam sido recentemente descobertas em escavações e adquiridas pela Igreja, como o Apolo Belvedere.
Entretanto, no período da Contrarreforma, o papa Pio II dissolveu a coleção reunida por Júlio, preservando apenas as peças que não possuíam ligações com a Antiguidade pagã, e as outras foram transferidas para o Antiquarium do Capitólio, que mais tarde deu origem aos Museus Capitolinos, ou foram incorporadas a coleções privadas da nobreza italiana, e o interesse pelo colecionismo só voltou a aparecer entre os papas no início do século XVIII, não apenas por causa do valor estético das obras de arte, mas também para documentar a história primitiva da Igreja. Nesse período a ciência da Arqueologia estava se consolidando e renascia o estudo da Antiguidade. Foram realizadas muitas escavações arqueológicas na Itália e Roma se tornou o maior centro europeu de comércio de antiguidades. A Igreja detinha o privilégio de adquirir à sua escolha, antes de outros colecionadores, um terço de todos os achados das escavações no Lácio e em muitos casos adquiria uma proporção muito maior, ao mesmo tempo em que o papado buscava entre os nobres a aquisição de peças suplementares. Os papas Clemente XIV e Pio IX, na segunda metade do século, deram grande impulso ao colecionismo, criaram leis para impedir a evasão de antiguidades da Itália, compraram coleções inteiras de nobres falidos, empregaram uma grande equipe de restauradores para recuperar as antiguidades adquiridas e reformaram partes do Vaticano para receber esse acervo que crescia rapidamente, fundando o Museu Pio-Clementino, o núcleo museológico inicial dos Museus Vaticanos, estruturado de forma moderna.
Com a invasão de Roma em 1798 por Napoleão Bonaparte muitas das obras recolhidas foram confiscadas e levadas à Paris, entre elas o Apolo Belvedere e o Laocoonte, desfalcando seriamente o acervo papal. Pio VI procurou compensar as perdas adquirindo grande quantidade de outras peças, proibiu a saída de antiguidades dos Estados Pontifícios, fundou o Museu Chiaramonti, construiu o Braccio Nouvo e a Galeria Lapidaria para lápides e epígrafes antigas, e indicou o escultor Antonio Canova como Inspetor-Geral de Antiguidades e Belas Artes, que conseguiu em 1816 trazer de volta para Roma parte do espólio tomado por Napoleão. Gregório XVI continuou a obra de seus antecessores, fundando o Museu Etrusco (1828), o Museu Egípcio (1839) e o Museu Gregoriano Profano de Latrão (1844), com uma seleta de peças romanas de caráter pagão que não foram consideradas adequadas para permanecerem em exposição nos recintos do Vaticano. Foi ampliado em 1854 sob Pio IX com a ramificação do Museu Pio-Cristão, com esculturas, sarcófagos e outras obras de caráter cristão. Mas quando a capital do Reino da Itália foi transferida de Florença à Roma em 1870, o papado perdeu seu privilégio sobre as aquisições arqueológicas, e a entrada de novos itens foi muito reduzida.
No século XX, o interesse aquisitivo se diversificou, foram criados museus etnológicos, históricos e de arte moderna, e as coleções começaram a ser reorganizadas de acordo com critérios museológicos mais aprimorados. Pio X estabeleceu em 1910 o Lapidário Hebreu, com inscrições de antigos cemitérios judeus de Roma doado pelos marqueses de Pellegrini-Quarantotti. Pinacoteca Vaticana foi criada por Pio XI em um edifício especialmente construído para ela, e em 1926 foi fundado o Museu Missionário-Etnológico. João XXIII reorganizou as coleções do Museo Gregoriano Profano, do Museo Pio-Cristão e do Lapidário Hebreu e as transferiu do Palácio para o atual edifício dentro do Vaticano, inaugurado em 1970. Em 1973 foi criada a Coleção de Arte Religiosa Moderna e Contemporânea, sendo instalada nos Apartamentos Bórgia. No mesmo ano foi organizado o Museu Histórico do Vaticano, com uma série de retratos papais expostos nos apartamentos papais de Latrão e uma seção de carruagens e automóveis. Em 200, foi inaugurada uma nova entrada para o complexo de museus, com instalações para vários serviços e onde são expostas obras de arte especialmente criadas para o ambiente. No itinerário dos Museus Vaticanos estão incluídos os Palácios Vaticanos, onde se encontram outros espaços e coleções de grande importância como a Capela Sistina, as Salas de Rafael, a Galeria dos Mapas, a Galeria das Tapeçarias, a Galeria dos Candelabros e os Apartamentos Bórgia. 

A quantidade de informações que recebi ao visitar o Museu do Vaticano me deixou sem saber bem para o que olhar e o que pensar. Era um tumulto de beleza a desfilar frente a mim. Três dias seria pouco para apreciar todos os detalhes. Sai de lá estonteada pela magnitude das obras de arte.
A Capela Sistina foi um espetáculo a parte. A fila para entrar era apertada e lotada. Assim como lotada estava a Capela. Entre malabarismos, nosso grupo conseguiu vencer a multidão e esgueirou-se até o centro do recinto. Pude admirar as pinturas de Michelangelo, segurando o coração nas mãos e agradecendo a oportunidade de estar ali ao vivo e a cores.
Pediam silêncio a todo instante, mas com tanta gente era impossível que fossem atendidos. Até respirar fazia ruído.
Foi um momento marcante, rápido e gratificante.

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